Você sabia que incêndios e explosões em residências podem ser causados por instalações elétricas mal feitas ou muito antigas?
A falta de manutenção ou falta de um profissional de elétrica pode custar mais caro do que se imagina. Trouxemos uma lista com 6 dos problemas mais comuns e algumas atitudes que podem solucioná-los e manter sua família e sua empresa mais seguros.
Prática Instalações
08 de Julho, 2020
1. Instalações feita por pessoal desqualificado
Em qualquer área de atuação existem sempre aquela pessoa que pode executar um serviço por um valor bem baixo, pois ela aprendeu a fazer na Internet ou por curiosidade. O problema é que essas pessoas geralmente fazem as coisas sem nenhum tipo de projeto, podem utilizar materiais de baixa qualidade para deixar o serviço mais em conta, sem levar em consideração uma série de pontos que precisam ser vistos para que não apareçam problemas mais tarde.
As vezes procuramos profissionais qualificados e achamos o valor muito caro, mas pense bem: se for para não ter dor de cabeça mais tarde, vale a pena. Lembre do ditado: “melhor prevenir do que remediar!”. Até mesmo porque estamos falando do seu bem estar e da sua família.
2. “Gatos” ou “gambiarras”
Fazer reparos ou dar o famoso “jeitinho” nunca é bom, quando se trata da parte elétrica, muito menos! Este tipo de atitude pode causar sérios acidentes e até matar alguém. Se você precisar de um reparo ou troca de componentes na rede elétrica, sempre chame um profissional qualificado!
3. Aterramento do sistema elétrico
Muitas vezes o aterramento do sistema elétrico é deixado de lado, pois parece uma coisa supérflua, mas ela pode evitar vários acidentes, como choques, incêndios e evita que equipamentos eletrônicos queimem.
Uma simples atitude pode evitar diversos problemas!
4. Qualidade do material e organização
Atentar-se a qualidade do material utilizado em qualquer tipo de projeto é fundamental para evitar diversos problemas, assim como a organização dos elementos pode fazer uma grande diferença no resultado. Uma instalação bem organizada poupa tempo na hora de ser feita e quando for necessário fazer manutenção.
5. Compatibilidade dos disjuntores
Disjuntores incompatíveis podem trazer problemas como sobrecarga, curto-circuito e no pior dos casos, um incêndio. Sim, a falta de atenção com este tipo de componente é uma coisa que acontece com frequência, causando problemas nos aparelhos domésticos, queda de energia por sobrecarga entre outras complicações.
6. Falta de manutenções preventiva
Tudo que temos um dia precisará de manutenção, seja um aparelho, carro e até a casa!
Manutenções na rede elétrica precisam ser feitas de com determinada frequência para evitar sobrecargas, curto-circuito e outros problemas. Além destes problemas, elas podem prevenir que acidentes ocorram e acabem ferindo você ou um ente querido.
Seja consciente, contrate um profissional qualificado. Sua segurança deve vir sempre em primeiro lugar!
Ficou com alguma dúvida? Aproveite nossos canais nas redes sociais, teremos prazer em atendê-lo!
Postaremos por aqui curiosidades e outras informações, não deixe de acompanhar.
Set up a free website with Mobirise